top of page

Capa do livro com Shailene Woodley que interpreta Hazel Grace e Anzel Elgort que é o Augustus Waters.

MARKETING + UMA BOA HISTÓRIA = A CULPA É DAS ESTRELAS DE JOHN GREEN.

                     A Culpa é das Estrelas é um (senão o) livro mais lido pelos jovens de todo mundo                                   que se tornou um filme de grande sucesso tanto da parte monetária quanto da crítica.

SINOPSE: "Os livros de câncer são estúpidos", diz a garota de 16 anos Hazel que sofre de câncer. Ela não quer se lamentar e não pode fazer nada com o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer... Até que ela encontra Gus - um adolescente inteligente e de boa aparência - que lhe ajuda a enfrentar a sua doença. Hazel e Gus discutem livros, ouvem música, assistem filmes e se apaixonam ... apesar dos seus problemas. Gus realiza o grande sonho de Hazel: Juntos eles voam para Amsterdã a fim de conhecer Peter Van Houten, o autor do livro favorito de Hazel - Um livro juvenil profundo, emocionante e, ao mesmo tempo, engraçado sobre a doença, o amor e a morte.

 

PÁGINAS: 288

 

EDITORA: Intrínseca

 

AUTOR: John Green

 

 

A Culpa é das Estrelas foi se não me engano o segundo livro que li quando eu realmente criei o hábito de ler (o primeiro foi A cidade das Sombras de Jeanne Duprau). Eu o ganhei de aniversário após repetir incansávelmente para meu irmão as frases do filme que apareciam em meu Tumblr. Comecei a ler e afirmo que foi um dos livros que mais gostei até hoje. A capa que eu tenho é a da primeira edição.

 

O livro começa com Hazel Lancaster Grace falando sobre sua vida: adolescente, fã de uma banda, frequenta a escola... Tudo nos conformes se não fosse por um detalhe que sempre a atormentou, mas a fez se acostumar com os efeitos colaterais que ela descreve - o câncer. Após ela ler pela milésima vez o mesmo livro, sua mãe acredita que ela esteja deprimida e a coloca em um grupo de apoio onde ela conhece Augustus Waters e, no mesmo dia, ela vai para sua casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brincadeiras a parte, eu naquela época achei errado ela aceitar o convite sem saber a procedência dele, mas percebi que para uma pessoa que não sabe quanto tempo terá de vida é melhor aproveitar antes que seja tarde demais. A história se desenrola com momentos que no meu ponto de vista são um pouco "exagerados" em relação com a realidade, mas como estamos tratando de uma obra ficcional isso não deve ser levado tão a sério. 

 

O livro tem frases muito bonitas (em inglês, elas parecem metricamente escritas como se não pudessem ter uma vírgula fora do lugar) como: "I fell in love the way you fall asleep: slowly, and then all at once". ("Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra".)

 

Eu li mesmo já sabendo o final (alguns amigos adoram dar spoilers) e achei muito bom com momentos engraçados, tristes e que me surpreenderam.

NOTA:

9,0

1/2

CONSIDERAÇÃO FINAL

Simples, bonito e tocante, A Culpa é das Estrelas merece o sucesso estrondoso que adquiriu.

© 2015 | Fugindo do Cotidiano

bottom of page